Aposentado encontra nova paixão no cultivo de morangos e transforma sítio em Campo Grande
26/07/2025
(Foto: Reprodução) Aposentado, iniciou cultivo de morangos há 8 anos em sítio em Campo Grande (MS).
João Nogueira
Após se aposentar, o engenheiro agrônomo João Nogueira, de 67 anos, decidiu transformar a incerteza do novo ciclo em um projeto de vida. Apaixonado pelo campo, ele começou a cultivar morangos no Sítio Sagarana, na zona rural de Campo Grande (MS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Trabalhei muito tempo com pequena produção e tenho esse sítio há cerca de 20 anos. Com a aposentadoria, decidi enfrentar o desafio de manter uma ocupação aqui, não só para passar o tempo, mas também para ter uma renda extra”, contou ao g1.
João sempre sonhou em ter uma propriedade rural, tanto por influência do pai quanto pelo desejo pessoal. No entanto, esse plano se concretizou após a morte dele.
“Eu sempre quis adquirir uma propriedade para mim, mas com a intenção de que ele [pai] também tivesse a oportunidade de voltar para o campo... No entanto, ele veio falecer um pouco antes de eu adquirir o sítio”, relembra.
O Sítio Sagarana também cultiva outras frutas, como uvas, goiabas, abacaxi, pitayas e mamão. João conta que se inspirou em outros produtores e decidiu apostar nos morangos. “Escolhi o morango e estamos nos adaptando”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
Morango do Amor: doceria bate novo recorde e vende 2 mil unidades em um dia em MS
Morango do Amor: preço da fruta sobe 35% e 20 mil bandejas são vendidas em 1 dia no Ceasa-MS
Arcebispo orienta católicos a não participarem dos Legendários em MS
O morango é cultivado por meio do sistema semi-hidropônico, que João conheceu em 2017, durante uma viagem ao Paraná.
“Achei muito interessante, até mesmo porque esse sistema faz com que você trabalhe em pé... facilita a questão ergonômica... Então resolvi adotar esse sistema”, explica.
Hoje, o sítio cultiva 2,5 mil plantas de morango, com quatro variedades originárias da Espanha e dos Estados Unidos. “É uma produção pequena em relação à escala comercial”, comenta.
As variedades plantadas florescem quase o ano todo, com maior intensidade nesta época do ano, por serem de “dias neutros”, como são chamadas.
“Temos um pico de produção agora e, provavelmente, a partir de 12 de setembro a produção começa a cair. Mas ainda teremos frutas ao longo do ano”, explica.
‘Colha e pague’
João apostou no sistema “colha e pague”, no qual o cliente visita o sítio e colhe os próprios morangos.
"Resolvi vender diretamente ao consumidor. Então a gente, através das redes sociais, convidamos as famílias a virem até o sítio, passar por uma experiência de colher frutos, de estar em contato com a natureza. As crianças adoram isso, colher os frutos, tirar foto", afirma.
Segundo João, a popularidade do doce “morango do amor” também ajudou a aumentar as vendas. “Não que as pessoas que venham aqui estão atrás do morango do amor, mas tem algumas pessoas que fazem esse doce e vem comprar com essa finalidade”, contou.
O Sítio Sagarana fica na rodovia MS-040, KM 4, na zona rural de Campo Grande. O contato é pelo WhatsApp: (67) 99989-3688.
Morangos são cultivados em sistema semi-hidropônico.
João Nogueira
João se redescobriu em cultivo de morangos em Campo Grande
Reprodução/ Senar MS
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: