Cinco morrem em ataque a tribunal no Irã, diz mídia local
Um ataque armado do grupo extremista sunita Jaish al-Adl Baluch contra um tribunal na província de Sistão-Baluchistão, no sudeste do Irã, matou pelo menos cinco pessoas e feriu 13, informou a mídia iraniana.
Três agressores também foram mortos nos confrontos com as forças de segurança, informou um alto funcionário da polícia à agência de notícias estatal IRNA.
Ele afirmou que uma mãe e uma criança estavam entre os mortos pelos homens armados que lançaram uma granada de mão contra o prédio em Zahedan, capital de Sistão-Baluchistão.
O grupo de direitos humanos balúchis HAALVSH, citando testemunhas oculares, afirmou que vários funcionários do judiciário e agentes de segurança foram mortos ou feridos quando os agressores invadiram o gabinete dos juízes.
A província de Sistão-Baluchistão, próxima às fronteiras com o Paquistão e o Afeganistão, abriga a minoria muçulmana sunita balúchi do Irã, que há muito tempo reclama de marginalização econômica e exclusão política.
A província frequentemente tem confrontos envolvendo forças de segurança e grupos armados, incluindo militantes sunitas e separatistas que afirmam lutar por mais direitos e autonomia.
O governo iraniano acusa alguns deles de laços com potências estrangeiras e envolvimento em contrabando e insurgência na fronteira.FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/07/26/tribunal-no-ira-e-atacado-por-homens-armados-diz-midia-local.ghtml