Com mudança em trajeto, católicos participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco
18/04/2025
(Foto: Reprodução) Procissão saiu da Catedral Nossa Senhora de Nazaré até a Concha Acústica, onde houve a encenação da Paixão de Cristo. Procissão seguiu pelas principais ruas de Rio Branco nesta sexta-feira Santa (18)
Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre
Católicos de Rio Branco saíram em procissão na tarde desta sexta-feira (18) para celebrar a morte e ressurreição de Cristo. Este ano, o trajeto e o local da encenação da morte de Jesus tiveram alterações.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Antes da procissão do Cristo Morto tomar as ruas, os fiéis se reuniram na Catedral Nossa Senhora de Nazaré para uma celebração.
Anteriormente, o cortejo era finalizado na escadaria do Palácio Rio Branco, no Centro da cidade, com a encenação da Paixão de Cristo. Este ano, por conta da revitalização do palácio, os fiéis caminharam até a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, para assistir a encenação.
Os fiéis saíram da Rua Floriano Peixoto, no Centro, atravessaram a Avenida Ceará e seguiram até o Pronto-Socorro de Rio Branco. O cortejo saiu pela Rua Isaura Parente, depois pela Avenida Getúlio Vargas até a ladeira da maternidade, quando entrou no Parque da Maternidade até a Concha Acústica.
Público esperou o fim da procissão e início da encenação na Concha Acústica
Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre
Segundo a organização, a Concha Acústica foi escolhida porque acomoda mais pessoas e tem uma estrutura robusta para receber tanto os fiéis como o coral, a banda e os atores.
"Somos chamados a caminhar na direção de Deus e estamos caminhando seguindo os passos do nosso Salvador que carregou a cruz, que enfrentou o calvário por nós e pela nossa redenção. Essa caminhada ela tem um sentido de fraternidade, de comunhão e de participação de todos nós, então, que todos possamos de mãos dadas caminhar numa mesma direção o caminho que o senhor nos sentiu", destacou o reitor da catedral, padre Manoel Costa.
Fiéis participam da Procissão do Cristo Morto em Rio Branco
Hilton Gama e a esposa caminharam descalço durante todo percurso para pagar uma promessa. "A gente volta o coração para Deu, é um dia especial. É dia de pagar promessa, passamos o ano todo para a sexta-feira da paixão mostrar nossa devoção", confessou.
O professor Alex Pimentel faz parte do grupo de atores que fez a encenação da Paixão de Cristo. Mais de 300 artistas se prepararam para a apresentação que mostra os últimos momentos de Jesus no calvário.
"Nos esforçamos o máximo para entregar um bom trabalho. Foram três meses de teatro, música e dança com uma gama de profissionais dedicados para essa única apresentação", disse.
Colaborou o repórter Lucas Thadeu, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre