Fim de semana será de calor em grande parte do país, mas nova frente fria chega no domingo
26/07/2025
(Foto: Reprodução) Confira dos destaques da previsão do tempo para o fim de semana
O último fim de semana de julho começa sob domínio do ar seco e do calor em grande parte do Brasil.
Neste sábado (26), o tempo firme predomina no interior do Sudeste, Centro-Oeste e em boa parte do Nordeste, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.
Em Cuiabá (MT), os termômetros podem chegar aos 37 °C, enquanto Campo Grande (MS) e Teresina (PI) devem registrar até 34 °C.
Capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) também terão um sábado de tempo firme, com sol e temperaturas altas para a época. A máxima deve alcançar 27 °C na capital paulista, 27 °C em BH e 29 °C no Rio.
Já no Distrito Federal e em cidades do interior da Bahia, do Maranhão e de Goiás, a umidade do ar pode cair abaixo dos 25% durante a tarde, o que exige atenção redobrada com hidratação e exposição ao sol.
Enquanto isso, o Sul do Brasil já começa a sentir os primeiros sinais de uma mudança mais forte no tempo.
Uma área de instabilidade vai avançar sobre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, trazendo previsão de chuva fraca neste sábado em cidades como Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Por causa desse sistema, as máximas ficam entre 20 °C e 23 °C, e o céu deve permanecer mais nublado.
🥶FRIO VOLTA MAIS FORTE: No domingo, expectativa é de que o calor ganhe força em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chegada de uma nova frente fria deve trazer áreas de instabilidade ao Sul do país.
O sistema vai avançar pelo Rio Grande do Sul trazendo acumulados expressivos, especialmente em Porto Alegre, onde pode chover até 70 mm só no domingo.
Geraldo Bubniak/AEN
Em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), o dia também será chuvoso, com temperaturas mais baixas e sensação de frio, mesmo durante a tarde.
No Rio de Janeiro (RJ), a temperatura pode chegar aos 32 °C com sol forte e céu limpo. Em São Paulo (SP), a máxima deve bater 29 °C, com ar seco e sensação de abafamento. Em Belo Horizonte (MG), o domingo será semelhante, com calor de 27 °C e poucas nuvens.
Já Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) continuam com tempo firme e máximas acima dos 34 °C.
"Do norte paulista ao noroeste e norte mineiro, o ar continua seco, com umidade abaixo de 30%. O destaque é para o Triângulo Mineiro, onde a umidade relativa do ar deve cair para valores abaixo de 20%", destaca a meteorologista Stefanie Tozzo, da Climatempo.
❄️ Frente fria avança na segunda e derruba as temperaturas
Segundo os meteorologistas, a partir de segunda-feira (28), a tendência é de que a frente fria avance pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste, trazendo chuva e uma queda brusca nas temperaturas.
Em São Paulo (SP), a segunda já começa nublada e com previsão de chuva. A máxima não deve passar dos 25 °C.
Na terça (29), o frio chega com mais força: mínima de 11 °C e máxima de apenas 17 °C, com céu encoberto ao longo do dia.
O que o aquecimento global tem a ver com o frio extremo?
No Rio de Janeiro (RJ), a terça também será marcada por tempo instável e queda de temperatura: a máxima deve cair para 21 °C, com possibilidade de pancadas isoladas.
Em Campo Grande (MS), que deve alcançar 34 °C no domingo, a segunda já será mais amena, e na terça a mínima prevista é de 15 °C.
Em Belo Horizonte (MG), o tempo também muda, com maior nebulosidade e leve queda nos termômetros.
Já na região Sul, o frio segue persistente. Em Porto Alegre (RS), a máxima não deve passar dos 16 °C no domingo e segue nesse patamar até terça.
Mapa mostra acumulado de chuva previsto até a próxima segunda-feira (28).
Inmet/Reprodução
🔥 Risco de queimadas segue alto no interior do país
Na Região Norte, o tempo seco e quente domina áreas como Tocantins e Rondônia, enquanto no noroeste do Amazonas e em Roraima ainda há previsão de pancadas isoladas. Boa Vista (RR) segue com risco de temporais e chuvas acima da média.
Já Manaus (AM) deve ter dias quentes, com sol entre nuvens e possibilidade de chuva leve no domingo.
No Nordeste, o contraste segue entre o interior e o litoral. Enquanto o sertão continua seco, com tardes de calor e baixa umidade, a costa leste da região segue sob influência dos ventos úmidos vindos do mar.
Cidades como Salvador (BA), Aracaju (SE) e Recife (PE) devem registrar pancadas passageiras até segunda-feira (28). A partir de terça (29), a tendência é de tempo mais firme nessas áreas.
E apesar da chuva no Sul e da queda de temperatura no Sudeste, a maior parte do Brasil continua sob forte influência do tempo seco e quente.
A combinação de calor extremo, vegetação ressecada e baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente entre o norte de Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, oeste da Bahia e interior do Piauí e Maranhão.
Como o solo segue muito seco em quase todo o interior do país, a nova frente fria deve trazer algum alívio para parte do Sul e do Sudeste, mas de forma localizada e temporária.
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:
LEIA TAMBÉM:
Seca é 'catástrofe global em câmera lenta', alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Governo quer usar R$ 150 mi do Fundo Amazônia para combater incêndios no Cerrado e Pantanal