Quadrilha é presa após furtos em comércios de Taguaí
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Operação feita pela Polícia Civil nesta quarta-feira (16), apreendeu três investigados por envolvimento direto em dois furtos qualificados que ocorreram em março deste ano. Polícia Civil de Taguaí (SP)
Reprodução/Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (16) três investigados por envolvimento em dois furtos qualificados que ocorreram em março deste ano em Taguaí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
As prisões, realizadas em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça, foram resultado de uma investigação conduzida pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia local, com base em provas técnicas, imagens de segurança e confissões dos próprios envolvidos.
Os crimes ocorreram nos dias 9 e 11 de março de 2025, tendo como alvos uma loja de roupas e uma loja de equipamentos elétricos, respectivamente. Os furtos foram cometidos durante a madrugada, mediante escalada e com participação de vários indivíduos. Em ambos os casos, o modo de atuação dos autores e o perfil dos envolvidos revelam organização, divisão de tarefas e reincidência criminal.
Segundo o relatório de investigação, no furto à loja de roupas, um dos autores escalou uma janela de cerca de 2,7 metros de altura para acessar o interior do estabelecimento. Foram furtados cerca de R$ 2,9 mil, cheques, roupas de grife, uma cafeteira, um celular e joias. Parte dos objetos furtados foi posteriormente localizada dentro de um saco de lixo na residência dos avós de um dos investigados.
A ação contou com apoio logístico de outro membro da quadrilha, que permaneceu nas proximidades em um carro, utilizado para transportar os bens furtados.
Dois dias depois, o mesmo grupo teria agido novamente, desta vez invadindo a loja de equipamentos eletrônicos. Imagens das câmeras de segurança flagraram a ação do autor que, após ser reconhecido pelas vítimas, foi identifica.
Com base nas gravações, depoimentos e denúncias, foi realizado reconhecimento fotográfico que confirmou a identidade de um dos indivíduos. Ele foi posteriormente localizado em Avaré, onde havia sido preso em flagrante por outro furto, e confessou a participação nos dois crimes ocorridos em Taguaí.
Durante as investigações, todos os envolvidos foram ouvidos formalmente. Dos três capturados, um deles foi preso em via pública, outro em sua residência e o terceiro também na rua, todos mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado. O quarto envolvido já se encontra recolhido por outro crime, e também responde pelo mesmo processo.
Todos os presos são reincidentes, com passagens por furto, tráfico, violência doméstica, roubo e descumprimento de medidas protetivas. Além disso, segundo o relatório, nenhum deles possui ocupação lícita no momento, e dois são moradores de rua.
A Polícia Civil destacou que os crimes foram esclarecidos com o apoio da população, que contribuiu por meio de denúncias anônimas, e da Polícia Militar. As investigações prosseguirão por meio de inquérito policial.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM