Ventania destelha casas e causa prejuízos em Afuá, no Marajó
19/01/2026
(Foto: Reprodução) Vento forte destelha casas em Afuá, no Marajó
Moradores de Afuá, no extremo norte da Ilha do Marajó, levaram um susto na manhã desta segunda-feira (19), após uma forte ventania atingir o município e causar prejuízos em pelo menos oito casas.
Segundo relatos de moradores, o temporal começou por volta das 9h, principalmente no bairro Capim Marinho. A força do vento destelhou imóveis, arrancou tampas de caixas d’água — que chegaram a ser arremessadas a centenas de metros — e virou o carro de um vendedor ambulante. Câmeras de segurança registraram a intensidade da ventania.
Em Afuá, onde as ruas são formadas por palafitas e a bicicleta é o principal meio de transporte, algumas bicicletas também foram arrastadas pelo vento. Além do Capim Marinho, o município é formado pelos bairros Centro e Cidade Nova.
Bicicletas foram arrastas por vento em Afuá
TV Liberal/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia informou que não há equipamentos de monitoramento meteorológico na região, o que impede dados precisos sobre a intensidade do fenômeno. Segundo o órgão, os satélites registraram apenas muita nebulosidade, e a ventania foi considerada um evento isolado, sem registro específico nos sistemas de monitoramento.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre pessoas feridas. A carcaça do veículo ficou às margens da rodovia e chamou a atenção de quem passava pelo trecho. A prefeitura informou que não havia pacientes sendo transportados no momento do ocorrido.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará