VÍDEO: Filhote de baleia-jubarte é vista acompanhando a mãe no litoral de São Paulo
26/07/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO registra momento em que baleias-jubarte passam por Ilhabela
Um filhote de baleia-jubarte foi flagrado acompanhando a mãe no Litoral Norte de São Paulo, nesta quinta-feira (24) - assista o vídeo acima.
A passagem dos animais foi registrada por pesquisadores e fotógrafos no Sul de Ilhabela, que costuma ser visitada por centenas de jubartes nesta época do ano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o fotógrafo Rafael Mesquita, que é o autor das imagens e se dedica à produção de vídeos e fotos da vida marinha no litoral paulista, esse é o primeiro registro de um filhote com a mãe em Ilhabela em 2025.
Ele fazia parte do grupo que procurava as baleias-jubarte para observá-las de uma embarcação, quando recebeu a informação de um projeto de que ao menos três animais haviam sido vistos no Sul da ilha.
“Fomos até lá e para a nossa imensa felicidade era uma mãe, seu filhote recém-nascido e um escort, que é um macho acompanhante”, afirma Mesquita.
“Observar e registrar filhotes é um enorme privilégio, uma grande emoção e também um símbolo da recuperação e da conservação das jubartes. Ver isso acontecer no mar de Ilhabela é incrível e pode significar que a região também é utilizada como área de reprodução e berçário”, completa.
De acordo com ele, a gravidez das jubartes dura em média 11 meses. A fêmea dá à luz a apenas um filhote, que nasce com cerca de quatro metros e uma tonelada.
Filhote de baleia-jubarte é vista acompanhando a mãe no litoral de São Paulo
Rafael Mesquita
Baleias-jubarte no Litoral Norte de SP
As baleias-jubarte são vistas no litoral paulista todo ano. As primeiras aparições acontecem em abril e se intensificam em maio, quando se dá início à temporada de baleias. Junho e julho são considerados os meses de pico da passagem das baleias, quando há o maior número de animais na região.
Nado de baleia jubarte registrada neste mês de maio em Ilhabela, litoral Norte de São Paulo.
Rafael Mesquita/Reprodução/Instagram
A espécie jubarte é considerada cosmopolita - está presente em diversos locais do mundo. Um dos grupos fica cerca de cinco meses na costa brasileira. Todo ano os animais deixam a região da Antártica com destino ao mar do Nordeste, onde se reproduzem.
O grupo que passa pelo Litoral Norte de São Paulo sai da região da Antártica, onde se alimenta durante o período do nosso verão. Depois, as jubartes vão em direção ao litoral da Bahia para se reproduzirem em águas mais quentes. É durante esse caminho que elas passam pelo Litoral Norte.
Turismo
Pesquisas envolvendo baleias-jubarte no Brasil mostram que a população desse animal tem aumentado cada vez mais no país. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, a passagem delas pela região é muito bem vista, pois intensifica o turismo.
Primeiras baleias-jubarte são vista em Ilhabela em 2025
Rafael Mesquita
As jubartes são animais de porte grande, com média de 16 metros e mais de 40 toneladas. Elas vivem de 60 a 80 anos e não são consideradas agressivas - não há até hoje registro de ataques contra humanos.
Mesmo assim, há uma série de orientações que devem ser seguidas no turismo de observação - veja abaixo:
manter a rota de navegação da baleia livre
estar sempre do lado delas, nunca atrás ou à frente
velocidade máxima de cinco nós para os barcos
distância mínima de 100 metros para os barcos
deixar o motor em neutro e não desligado
são permitidos até dois barcos simultaneamente
o tempo máximo permitido com a baleia é de 30 minutos
cuidado para não provocar encalhes
não separar os animais do grupo
evitar ruídos altos
não jogar qualquer tipo de objeto na água
não mergulhar
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina